Welcome to My Website

Intel está portando o Honeycomb (Android 3.0) para plataforma x86

Postado por CONHEÇA OUTROS BLOGS sábado, 7 de maio de 2011

Paul Otellini, o atual CEO da Intel divulgou numa reunião de investidores que a versão 3.0 do Android, o Honeycomb, está a sendo adaptado para funcionar em plataformas x86.

A arquitetura x86 é a arquitetura mais usada no mundo da informática. Podemos encontrar um processador baseado na instrução x86 em qualquer desktop ou laptop.
O Android é fabricado para trabalhar com as instruções dos processadores ARM, mas devido ao fato de ser open source, dá a possibilidade a marcas como a Intel de o adaptarem aos seus produtos.

Atualmente o mercado dos smartphones está praticamente todo baseado nas tecnologias dos processadores ARM RISC (Reduced Instruction Set Computing). Isto deve-se ao fato de os processadores ARM consumirem menos energia do que os seus primos baseados na arquitectura x86.

Segundo o CEO da Intel, “Recebemos do Google o código do Android – a versão Honeycomb do código fonte do Android – e estamos adaptando o mesmo. Estarei muito desiludido se daqui a 12 meses não estiver disponível nenhum smartphone baseado em soluções Intel”.

O processador da Intel que irá ser usado no Honeycomb será sem dúvida o Atom, que neste momento que é de 45nm e pode ir até aos 1870 MHz. O ponto forte destes processadores face aos outros existentes no mercado dos desktops e laptops é a sua baixíssima emissão térmica e baixo consumo energético, muitos deles não necessitam sequer de arrefecimento ativo para funcionar.

Atualmente o Atom mais recente consegue rivalizar com um Pentium 4 da mesma frequência, o que para um processador sem necessidade de arrefecimento ativo e que consome cerca de 2.64W é extraordinário. No entanto a Intel ainda tem muito trabalho pela frente, visto que o seu processador mais econômico consome muito mais energia, mesmo em idle, do que os processadores da ARM e como sabemos, num dispositivo portátil, a bateria é algo de extrema importância.

Neste momento sabemos que a Intel se prepara para lançar em Maio os Atom Z670 (Oak Trail) com 32 nm tornando-os ainda mais eficientes e com mais tecnologias. A gigante dos semicondutores garante que a autonomia em standby pode chegar a dias. O processador, produzido a 32 nm, é 60% mais pequeno do que os Atom antecessores, integrando controladores para a memória e para os gráficos.

A informação é da própria Intel, que anunciou, em comunicado, que o novo Atom Z670 (Oak Trail) vai ser utilizado em "mais de 35 designs híbridos e inovadores de tablets de empresas como a Evolve III, a Fujitsu Limited, a Lenovo, a Motion Computing, a Razer e a Viliv".

Conclusão

Espera-se que em 2013 a Intel lance a versão de 22 nm. Será que a ARM vai conseguir se adaptar a esta competição?

Vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva e para onde se dirige o mercado dos smartphones. Uma coisa é certa, a competição entre as duas empresas vai abrir muitas portas nos mercados destes equipamentos.

Fonte: AndroidPT

Adaptado

0 comentários

Postar um comentário