Welcome to My Website

Aplicativo de brasileiros permite bate-papo com vídeo no Facebook

Postado por CONHEÇA OUTROS BLOGS domingo, 8 de maio de 2011

Zook é acessado dentro da rede social sem instalação de programas.
Produtora usa conexão P2P para realizar as chamadas de vídeo.

O Facebook, além de ser uma rede social, é uma ferramenta de bate-papo entre seus milhões de usuários. O fato de se poder conversar exclusivamente por meio de textos inspirou a produtora de aplicativos e games paulistana Doubleleft a desenvolver o Zook, uma plataforma de conversa de vídeos por meio dentro do site.

"A ideia foi levar o conceito do Skype para dentro do Facebook", conta Alexandre Souza, um dos sócios da Doubleleft, responsável pelo game "Garbageman" para iPhone e iPad. "O aplicativo complementa a forma de se interagir dentro da rede social, permitindo conversar por meio de vídeos [usando webcams] com os amigos do site".

Para utilizar o Zook, o usuário não precisa instalar nenhum programa no computador. Acessando o link do aplicativo dentro do Facebook, é necessário apenas chamar um amigo para que a conversa seja iniciada. "Conseguimos que seu uso fosse fácil", conta Souza. "Nada é instalado, não existe cadastro a ser feito e o amigo que receber o convite para a conversa também não precisa ter acessado o aplicativo".


Sistema utiliza conexao P2P para bate-papo com vídeo (Foto: Divulgação/Doubleleft)

Em vez de usar servidores caros para criar o Zook, a Doubleleft utiliza conexão peer-to-peer, ou seja, diretamente entre os dois computadores, para a conversa por meio de vídeo. "Não precisamos criar uma estrutura monstruosa de servidores. Isso fez com que o acesso entre os dois usuários fosse mais rápido. Tivemos alguns bugs com a sincronização do áudio e do vídeo no início, mas conseguimos solucionar o problema", afirma Souza.


O sistema utiliza a lista de amigos para realizar
as conversas (Foto: Divulgação/Doubleleft)

A equipe da Doubleleft levou cerca de um mês para lançar o Zool, que já está no ar há três semanas. Sem divulgação, segundo, Souza, mais de 3 mil pessoas já utilizam o serviço. Agora, os sócios da empresa pensam em meios de ganhar dinheiro com a criação. "Estudamos maneiras de oferecer anúncios. Como a ferramenta é feita em Flash, pensamos em usar detecção de face para, no caso de uma loja de óculos, brincar com o usuário oferecendo um modelo, por exemplo. O que não queremos é 'sujar' a experiência do usuário".
Ele afirma que não há preocupação com o Facebook, que pode estar criando um serviço similar. "Para criar o programa, não é necessário ter autorização mas, sim, seguir algumas regras do site. Construímos com base nisso e não estamos infringindo nenhuma restrição".

O próximo passo, segundo Souza, é desenvolver a plataforma para iPhone e Android, permitindo que usuários do Facebook nestes dispositivos possam conversar com amigos gratuitamente.
'Garbageman 2'

A Doubleleft lançou em janeiro seu primeiro game para o iPhone e iPad, o "Garbageman". O desenvolvimento de 2 meses que homenageou os garis teve mais de 10 mil downloads pagos em 69 países desde seu lançamento na loja virtual iTunes Store. Este sucesso garantiu uma sequência, "Garbageman 2", que deve ser lançado em cerca de 3 meses.

"O resultado foi bom, tendo em vista que o game serviu para termos uma experiência maior com aplicativos para iPhone e com produto proprietário", afirma Souza. "Recebemos muito retorno dos fãs e iremos implementar isso na segunda versão".

Entre as novidades estão novos cenários inspirados em cidades brasileiras, mostrando pontos como a Av. Paulista, por exemplo, mecânica de jogo mais fácil, melhor qualidade gráfica e acesso ao Game Center, plataforma de games on-line da Apple. Também haverá integração social para que haja competição entre jogadores.

Souza conta que a produtora ainda pensa se estas novidades serão lançadas em uma atualização para o game lançado em janeiro ou se serão incluídas apenas na nova versão.

Fonte: G1

0 comentários

Postar um comentário