Welcome to My Website

Americanas pedem US$ 50 mi ao Google por rastrear suas localizações

Postado por CONHEÇA OUTROS BLOGS terça-feira, 3 de maio de 2011

Android possui base de dados sobre a localização dos usuários.
Mulheres afirmam que empresa precisa da autorização dos clientes.
Celulares Android, como o Xperia Pro (foto),
supostamente armazenam dados de localização
de usuários (Foto: Divulgação)

Duas americanas do estado do Michigan entraram com uma ação judicial contra o Google por este ter rastreado a localização dos seus aparelhos que rodam o sistema operacional Android, segundo reportagem da revista Wired. Julie Brown e Kayla Molaski, que possuem celulares da HTC com conexão 4G, afirmam que o Google violou a lei e pedem uma indenização de US$ 50 milhões.

“Os termos de serviço do Google não trazem informações sobre o rastreamento dos usuários e nem sobre o dispositivo único de identificação implantado em cada telefone”, dizia o processo, que foi registrado no distrito de Michigan, nos Estados Unidos.

Segundo reportagem da Wired, as americanas alegam que os dados enviados ao Google não eram criptografados. “A acessibilidade das informações coletadas pelo Google coloca em risco de invasão de privacidade, incluindo perseguição”, diz a denúncia. As mulheres ainda afirmam que a empresa precisa da autorização dos usuários para coletar dados sobre a localização do celular. A ação pede que o Google informe claramente as “suas verdadeiras intenções sobre o rastreamento”, inclusive se as informações são liberadas para terceiros.

Após o jornal "The Guardian" afirmar que o iPhone e o iPad 3G armazenam histórico de localização de seus usuários, uma reportagem do jornal "Wall Street Journal" confirmou que celulares com o sistema Android transmitem os dados para as operadoras. A publicação pediu que um analista de segurança examinasse um smartphone da marca HTC com Android.

A constatação foi que o dispositivo transmite uma base de dados que é utilizada para fornecer anúncios relativos à localização do usuário. O sistema utiliza as antenas de celular para gerar uma localização de latitude e de longitude aproximada do usuário e estes dados não são protegidos.

O Congresso dos EUA convocou o Google e a Apple para comparecerem no dia 10 de maio a uma audiência sobre privacidade com o objetivo de explicar os sistemas de rastreamento de seus aparelhos móveis.

[Fonte G1]

0 comentários

Postar um comentário