Welcome to My Website

Nielsen divulga estudo sobre uso de celulares no Brasil

Postado por CONHEÇA OUTROS BLOGS terça-feira, 3 de maio de 2011

Nielsen MobileDados revelam que brasileiros utilizam recursos como rádio mais do que qualquer outro País do mundo.

Com 62 celulares para cada 100 habitantes, o Brasil ainda explora pouco o potencial e as oportunidades oferecidas por esse mercado. Seja para gerar conteúdo, efetivar uma comunicação mais íntima com os usuários ou aina estabelecer uma relação mais próxima entre marcas e consumidores, ainda há no País uma série de detalhes a serem resolvidos para a exploração dos telefones celulares como mídia. "Para começar a pensar ações para os dispositivos móveis, três regras devem estar bem claras na cabeça das empresas. São elas: respeitar a privacidade dos usuários, sempre prezar pela simplicidade e ter um completo entendimento do mercado", disse Roberto Vasquez, responsável pela divisão de mobile da consultoria Nielsen para a América Latina.

No intuito de traçar um panorama do que os usuários brasileiros de celular buscam e qual o comportamento atual no uso de serviços e ferramentas disponíveis nos aparelhos, a consultotia realizou uma pesuisa, que foi divulgada nessa terça-feira, 12, durante o 7º Tela Viva Móvel, evento anual promovido pelas revistas Teletime e Tela Viva. 

Segundo Vasquez, embora em crescimento, o acesso à internet móvel, por exemplo, ainda não conta com a frequencia dos usuários de forma geral. Mesmo as mensagens de texto - diponíveis praticamente em todos os equipamentos que integram a base de mais de 124 milhões de assinantes no Brasil - ainda apresentam um número baixo de penetração, ou seja, cerca de 60%.

A pesquisa revelou ainda que entre os serviços mais utlizados nacionalmente estão os jogos que já vêm embarcados nos celulares com 25% de adesão, acessos à músicas, com 9%, seguidos pelos downloads de ringtones, que somam 6%.

Dois dados revelados pelo estudo também chamaram a atenção. Quando pesquisados os usuários da cidade de São Paulo, 44% não fazem uso de outro serviço que não os de voz, ou seja, nem mesmo o envio de SMS apareceu entre os erviços utilizados por essa parcela da população paulista proprietária de telefones móveis. Já os aparelhos com recurso para sintonizar estações de rádio imperam entre os consumidores, sendo que 14% disseram fazer uso desse recurso. "O gosto pelo rádio é algo que constatamos no Brasil e que não é comum observar em nenhum outro lugar do mundo. Acho que aí está uma oportunidade e um ponto a ser olhado com bastante atenção", comentou Vasquez.

Já entre as ferramentas que despertam o desejo dos usuários, as câmeras fotográficas ambarcadas nos equipamentos continuam liderando a lista de preferências com 78%, seguida pela possibilidade de ouvir música digital (66%), rádio (59%) e Bluetooth (43%).

Fonte: MMOnline



<-- Back

0 comentários

Postar um comentário